Com um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões foi confirmada a instalação de uma unidade do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em Palmares. Inicialmente será levantada a necessidade de que cursos técnicos de capacitação e qualificação para a mão de obra do município e cidades vizinhas para a implantação. “Essa noticia é um marco para Palmares e região, irá ajudar bastante no desenvolvimento sócio econômico dessas cidades da Mata Sul”, ressaltou o deputado Aluisio Lessa, um dos responsáveis pela articulação para a implantação da unidade, única fora da Região Metropolitana de Recife (RMR).
A unidade do IFPE será composta de 20 salas de aula, biblioteca, auditório e laboratórios. A previsão de inicio das atividades é o inicio de 2014. O IFPE em Palmares quase não sai do papel por falta de um terreno para a instalação. O deputado Aluisio Lessa em contato com a direção da instituição e também com Superintendência do Patrimônio da União conseguiram um local. Trata-se de uma área com cerca de 5 hectares que pertence a Escola Agrícola de Palmares (próximo ao Hospital Regional Silvio Magalhães). O município então ficou responsável pelo projeto e terraplanagem.
Também por iniciativa do parlamentar foi criada uma comissão entre as partes envolvidas (IFPE, Superintendência do Patrimônio da União e Prefeitura de Palmares) que se reúne periodicamente para avaliar o andamento de todo o processo.
"A médio e longo prazo estaremos iniciando um novo ciclo do desenvolvimento, capacitação e formação de mão de obra para Palmares e todas as cidades vizinhas. Com o passar do tempo haverá possibilidade de cursos técnicos e de graduação nessa unidade e pós graduação", explicou o secretario Flávio Miranda. Além de Palmares serão criadas unidades do IFPE em Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Olinda, Paulista e Abreu e Lima. Já funcionam campis avançados em Vitória de Santo Antão, Afogados da Ingazeira, Caruaru, Barreiros e Belo Jardim.
Fonte: http://aluisiolessa.com.br/noticia/ver/128/palmares-ganha-uma-unidade-do-ifpe
Nenhum comentário:
Postar um comentário